top of page

QUEM É SOFIA?

_FTN2350_edited.jpg
CAFE%20DA%20MANHA%202_edited.jpg
PINTORA_edited_edited_edited.jpg
_FTN2337_edited.jpg

Sofia Leite Esquerdo nasceu na Barra da Tijuca, cidade do Rio de Janeiro, em 10.08.2013. Filha mais nova de Julio Esquerdo e Patricia Leite, ambos cariocas, profissionais da área de TI, casados desde 1998, tiveram sua primeira filha, Julia Leite, com um ano de casados. Com 15 anos de união, o casal foi surpreendido com a gravidez da sua segunda filha, Sofia Leite que nasceu, de forma inusitada, no dia e hora do seu chá de bebê.

 

Do signo de Leão, nascida na véspera do dia dos pais, Sofia passou seu primeiro ano de vida sem frequentar uma creche. Era um bebê forte, esperto e muito agitado que assobiava e explorava todos os cantos que ia, brincando com seus brinquedos misturados com objetos que pegava na cozinha (panelas, talheres, potes...). 

 

Ingressou na instituição de ensino Escola Parque no ano de 2015, com 1 ano e 7 meses  Desde essa época, mostrou-se atenta aos livros e histórias contadas pelas professoras. No ano de 2016, com três anos, entrou na escola de dança. Sua primeira apresentação de dança foi no palco da Cidade das Artes; ela entrou, dançou, e teve a certeza de que seu lugar era nos palcos. Começou a fazer sapateado em 2018, com cinco anos, e em 2019 entrou para o Clube do Zico, uma turma de futebol de campo o qual Sofia era a única menina do time. 

 

A cada ano, um desafio novo pela frente, tanto na escola quanto na sua vida fora do ambiente escolar. Construiu diversas amizades ao longo do seu ensino e teve que lidar com algumas chegadas e partidas de colegas de sala.

 

Mostrando desde então uma sensibilidade com o próximo, estava sempre pronta e animada para se engajar os projetos sociais, fazendo parecer possível e alcançável as soluções e ideias proposta por ela. Uma das ações que marcou foi o movimento para ajudar as vítimas de enchente do primeiro semestre de 2019, movimento esse motivado pela escola através das professoras e representantes da Casa do Saber Popular, despertando em Sofia um olhar para o outro e um interesse afetivo pela Cultura Popular.

 

A leitura tornou-se um hábito em sua vida, sendo indispensável ler, ao menos, um livro por noite antes de dormir. Seus livros e revistas em quadrinho são refúgios em vários momentos do dia e até mesmo em lugares onde precisa ficar sentada, sem muita opção para brincar.

Vaidosa, não aceita que digam que roupa usar e nem que prendam seus cabelos cacheados. Carinhosa e meiga, Sofia é uma criança feliz que ama chocolate e fala pelos cotovelos. Com um GPS de dar inveja, consegue lembrar de todo o caminho para onde costuma ir e por onde passou, relacionando os momentos que teria vivido em cada lugar. Ela tem um vínculo muito forte com sua família, fala muito nos avós que não conheceu, afirmando sentir falta.

Musical, Sofia pede o tempo todo para escutar música, se envolvendo com o ritmo elaborando coreografias e em alguns momentos, com sua guitarra de brinquedo, cria letras de música que trazem reflexões surpreendentes, lotadas de poesia e amor.

 

Suas relações parecem eternas. Tem muita facilidade em fazer amizades e procura sempre falar com os amigos que estão longe.

Apaixonada pelo espaço, natureza e corpo humano, questiona sempre sobre qualquer desses assuntos com um livro embaixo do braço mostrando as imagens procurando entender.

 

Uma frase do livro que Sofia mais gosta de ler, que define o cuidado e a importância que dá as suas relações de amizade:

 “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.” 

                                                                

O Pequeno Príncipe

bottom of page