top of page

O boi do Maranhão

  • Foto do escritor: Sofia Leite Esquerdo
    Sofia Leite Esquerdo
  • 2 de dez. de 2020
  • 1 min de leitura

Atualizado: 20 de mai. de 2022

Diante dos estudos que a turma do G1 estava tendo sobre o Maranhão, Sofia fez uma grande pesquisa que envolveu a família toda. Com foco em entender as danças típicas da região, Sofia estudou sobre o "sotaque costa de mão" e "coco de roda", mas o que a encantou mesmo foi o boi.


Mais uma vez, a família quis tirar proveito dessa curiosidade e estudou a história do Maranhão para entender sua cultura. Sofia ouviu histórias da sua colonização e da homenagem feita ao rei Luis IX para a fundação da cidade de São Luis. Assim, construiu o que entendeu por ser a realidade daquela época:

Com isso, Sofia entendeu o papel do boi na realidade daquelas pessoas, que era usado para puxar carroças nas fazendas, e que as danças faziam homenagens a essa figura, colocando cores e sendo o elemento principal da dança.

Assim, Sofia pediu para fazer um boi só para ela para poder dançar na festa junina com seus amigos. Seu pai, então, reuniu materiais como papel, caixas de papelão, tecidos, botões, pedras de decoração, rendas, faixa de cabelo, tintas e lantejoulas para fazer um boi junto com Sofia.


Para assistir o vídeo, clique aqui ou na imagem abaixo:



Kommentarer


bottom of page